terça-feira, 3 de julho de 2007

UBER METAL - LINE 6




---=> UBER METAL <=---


"O review foi todo feito tendo em vista a audição do Uber Metal no amp. Staner Kute25, usando uma guitarra Jackson ATX, com EMG´s 81/85/SA. Depois, toquei com esse pedal num Vulcano G200, motivo pelo qual farei alguns adendos, já que no primeiro momento eu toquei em casa, somente com esse pedal, enquanto, no segundo momento, toquei com a minha banda, usando outros pedais.Enfim, vamos ao review:


Bom, como eu só precisava de um tipo de som de distorção, que não conseguia com nenhum dos pedais que tenho, resolvi ir atrás de outra opção. Lí muita coisa, troquei idéia com muita gente, ouvi milhares de samples e, ao final, achei que o Uber Metal poderia ser a melhor opção para o que eu procurava... é isso mesmo, "achei", pois não consegui tocar uma vez sequer com ele até me decidir à comprá-lo (em tempo, não recomendo que ninguém faça isso, “comprar no escuro”, apenas em casos de exceção, como um preço incrível ou informações relevantes de fontes confiáveis... no meu caso foram as duas coisas... hehehe).O pedal chegou há poucos instantes (isso se deu em 14/06/2006) e, rapidamente, resolvi tocar um pouco... nada muito intenso porque estou em casa (e a vizinhança sempre reclama... hehehehehe) e, ainda, porque só estou com meu amp. de estudo (um Staner Kute25), que não privilegia o pedal.


Enfim, vamos ao pedal: ele tem 3 distorções (Metal, Pulverize e Insane) e duas opções de noise gate. O noise gate é excelente. Confesso que não sou muito fã de noise gate, pois ele interfere na dinâmica do pedal. De qualquer forma, a opção "1" do noise do pedal é mais que suficiente, pro meu gosto, e, por isso, quando apareceu algum ruído, ele resolveu sem problemas. Em tempo, pra quem não tem “contras” quanto à noise gate, a opção "2" realmente tira qualquer ruído, é incrível, mas, como disse antes, acaba tirando um pouco da dinâmica pro meu gosto, sem falar que tb fecha um pouco o som. De qualquer forma, é um noise gate, todos funcionam assim, e, o que importa mesmo, o do Uber Metal é muito bom, muito funcional. Do pouco tempo que pude tocar, só tenho à fazer elogios ao pedal. O som é incrível. O EQ é muito funcional, especialmente os médios (MID e SCOOP), que são justamente o que procurava, médios mais orgânicos e sonoramente interessantes, mesmo no "talo". Sobre as distorções, a opção Metal é a que tem menos ganho, menos saída. Aliás, ela tem até menos volume que as outras duas. De qualquer forma, soa muito interessante, muito orgânica. Fuçando no EQ consegui timbres muito interessantes de metal dos anos 80 e algumas coisas de hard rock. Ele lembra muito o som de Marshall. É uma opção bem interessante.A opção Pulverize é totalmente Hi Gain. Pelo que lí e pelo que me disseram, essa seria a melhor opção do pedal. Realmente ela é muito boa. Densa, forte, pesada, me pareceu a opção mais versátil. Navegou muito bem em sons como Metallica, Pantera, à sons mais modernos, como Black Label Society e algumas bandas de nu-Metal. Enquanto fuçava nela, ouvia a música Demise of Sanity, do BLS, da versão do DVD Boozed Broozed & Broken-Boned. Resolvi tentar fazer um timbre parecido... e, putz, ficou incrivelmente parecido. Aliás, gostei tanto que até anotei pra não esquecer... o timbre ficou muito bom mesmo.
Por fim, a opção Insane, que lí muito ser a pior do pedal, foi a que mais gostei, junto com a Pulverize. Ela soa muito moderna, pesada, forte e, controlando bem os graves e o drive, muito definida, diferentemente do que me disseram, de que ela embolava muito o som. Essa opção é mais MODERN, e, por tanto, mais fechada que um High Gain. Os graves são cavalos, mas bem equilibrados. Enfim, equalizando bem, chega-se realmente à timbres muito modernos.O Uber Metal possui uma das construções mais sólidas que conheço. O pedal é muito resistente, motivo pelo qual, também, pesa mais que a maioria dos pedais. O fato de possuir três distorções o torna o mais versátil pedal de metal que já tive a oportunidade de conhecer. Ainda que seja um pedal digital, sua sonoridade é muito orgânica. De fato a LINE6 fez um excelente trabalho com esse pedal.


Entretanto, nem tudo poderiam ser flores. Ele tem um pequeno defeito: tem menos volume que a maioria dos pedais. Tocando junto com um GT2, que é um pedal de muito ganho (nesse caso, que não se confunda com drive, pois drive o Uber Metal tem mais que o GT2), não precisei colocar o volume do Uber Metal no “talo”, mas tive de colocar por volta de 3hs, o que já é bastante. Contudo, não aprecio colocar muito volume do próprio pedal, ainda mais num de metal, que costuma ter muito ganho, pois isso significa aumento no volume de todas as freqüências do pedal, gerando acréscimo considerável de ruídos, o que é o caso se eu colocar o LEVEL do Uber Metal em 3hs. Então, soluções alternativas são ou um booster de volume, como o Microamp, ou um equalizer, setado apenas para aumentar o volume do pedal. Eu vou optar pela segunda opção, pois, com o eq, ainda posso mexer no timbre, o que me interessa muito. De qualquer forma, devo RESSALTAR, isso é um problema para quem usa mais de uma distorção no mesmo setup, e dependendo do volume dessa outra distorção. Quando se fala em GT2, fala-se num pedal de ganho absurdo. Agora, esse lance do volume provavelmente não será um problema se esse outro pedal for o Metal Zone, por exemplo. No mais, se o Uber Metal for o único pedal do set, claro, o volume não é problema algum.Por fim, o pedal é ótimo. O som é pesado e definido, os controles de médios impressionam (pra quem não sabe, cito muito os controles de médios porque, nos pedais de metal, com EQ paramétrico, os médios sempre são um problema, aquém dos graves e agudos, e, por isso, muita gente acaba tendo de usar equalizer´s depois desses pedais para corrigir os médios). O timbre, bom, alcança praticamente todas as áreas de metal. Algumas coisas realmente muito extremas ele não atinge com perfeição, como Slipknot, mas não que não se possa tocar esse som com o Uber Metal, apenas ele não é tão sujo e extremo para soar “com perfeição”.
Enfim, é uma ótima opção pra quem procura um pedal pra metal. De uma forma geral, certamente um dos melhores pedais de metal do mercado... diria, até, um dos melhores já produzidos pra esse tipo de som. Vale apena conferir!!!"


Milton - Banda Sulfúria

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa a resenha, achei o blog muito maneiro! Parabéns continue assim!


Abraço

Unknown disse...

Opa!!!
Apesar de muito tempo após a postagem desta descrição do Uber Metal indefectível, faço questão de colocar os parabéns ao autor, muito bacana mesmo... estou adquirindo um UMetal somente agora (29/06/2009) sempre fui fissurado neste pedal e nunca comprei um, é tipo uma realização mesmo saca? hehe... Bom, uma coisa muito interessante, vc citou sobre o UMetal x GT2 ligados em cadeia que gerava certos desconfortos no som e que ocorre certa variação de volume, eu tenho um clone do GT2, (prefiro não fazer propaganda, mas se interessar saber qual é, pergunte) e o uso como pre amp plugado numa pedaleira Boss ME-8 (no loop) e não sinto esta variação a ponto de colocar no vol 3 do UMetal, achei muito interessante e neste caso (meu set) funcionou bem... mas uma coisa negativa é que o UMetal é um pedalzinho anti social pq é necessário o uso de uma fonte só pra ele, faça o teste e comprove! Gde abraço e parabéns novamente à matéria,

Anônimo disse...

Cara você pode postar as config do bls?