segunda-feira, 2 de julho de 2007

Epiphone SG G310



Essa, na verdade foi minha 1º e unica guitarra, e eu posso dizer que estou muito satisfeito com suas qualidades e timbre. Nunca me apresentou nenhum problema, a nao ser o problema de fabricação de tdoas as Epiphones SG (nao sei se ocorre tambem na Les Paul), que é a mudança de captacao no seletor. Algumas vezes quando ela é trocada ocorre uma perda bem grande de ganho na hora, e só volta ao normal se trocar a captação de novo, eu ja tive esse problema em 4 de 5 Sg's da epiphone que toquei, e por incrivel que pareça a única que nao me deu problema foi a special. Até a top G-400 standard apresentou esse defeito em minhas mãos.
Mas enfim, o corpo dela é feito em um pedaço solido de madeira Alder e a do Braço é de Jacarandá. Tarrachas Blindadas, e eu nunca dei um reclamar a ela em relação a afinacao (claro que nao se compara com uma gutar om micro afinação mas da pro gasto),e ao contrario da G-400 as tarrachas sao cromadas ao invez de plastico, e todos seus componentes sao cromados tb.
Como 99% das Gibsons ela usa ponte Tune-o-Matic, que sao bem mais simples que as floyd roses, mais faceis de controlar porem a floyd rose tem muito mais opções.
Ela vem com 2 captadores abertos Epiphone que tem um timbre meio gordo e permitem um ecleticismo no som. Consegue-se um bom timbre limpo assim como um bom som pesado e grave com distorção, nao chega ao som de uma Les Paul Standard por ela ter captação blindada e mais grave, mas ela tem um som com uma puxadinha vintage. A G-400 possui 2 humbuckers blindados que dao um som um pouco mais gordo, porém tambem nao chega a uma Les Paul, se nao teria o mesmo timbre.
Possui 4 knobs, 2 para cada captador, 1 de volume e outro de tonalidade, os 4 potenciometros sao logaritmicos.
Uma coisa que eu acho péssima em todas as Sg's é o lugar do Jack (aonde se pluga o cabo), que fica na frente da guitarra, logo abaixo dos knobs ao invez de seguir como as Les Pauls e ter o Jack na parte de baixo da guitarra. Pra isso eu normalmente tenho que usar cabos em L para ela, se nao esbarro muito no cabo.
O preço atual dela gira em torno de R$1200,00, com provavel aumento de 10% até o final do ano, ja que a epiphone esta volando a aumentar os preços. Porém ele abaixou muito nos ultimos anos, ja que, quando eu a comprei custava R$1400,00.
Com ela é possivel tirar algusn timbres interessantes, como ACDC, Black Sabbath, enfim, um hard rock de qualidade, alguns metais, classic rocks e recomendo firmemente essa guitara a qualquer um que curta esses estilos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Possuo uma LP Special que apresenta o mesmo problema....
So para deixar registrado que esta falha nao eh so das SG´S.

MatheusEK disse...

ela custa 800 reais agora, da uma olhada na drum shop...