segunda-feira, 2 de julho de 2007

Captação Ativa X Passiva



Muitas pessoas tem dúvidas sobre a diferença dessas duasm então cou tentar explicar de forma clara não tao detalhada aqui..

CAPTAÇÃO ATIVA

A principal diferença é que esta tem um pré amplificador dentro do captador, claro bem pequeno, então ele acaba saindo com o som mais alto e com menos ruidos do que o passivo, então seu som é independente da madeira e não pega interferencias externas..

CAPTAÇÃO PASSIVA

Os captadores passivos são muito diversificados, podem ser de materiais como:
-->Alnico: que funcionam em todas as frequencias e alem disso uma curiosidade, os caps de alnico são os que geram "aquele timbre vintage" já que em 10 anos eles perdem 50% de seu magnetismo ao contrario do de ceramica que perde 1% a cada 70.
-->Ceramico: Que é responsável por aqueles timbres mais modernos e sua vantagem é que ele faz com que o volume de saida seja um pouco maior sem preder qualidade.

Os caps passivos puxam seu timbre de elementos externos, daí sai o "timbre da madeira", porém acaba puxando iterferencias como de radios, monitores televisões etc... por isso se aconselha a blindagem desses caps. Vale lembrar também que se botar o captador diretamente na madeira da guitarra no caso de Les Pauls e SG's o captador ganhará muito mais sustain, ao contrário das Fenders.


Então, os caps passivos são mais versáteis e tem timbres mais agradáveis, porém os ativos são mais práticos e não dependem do ambiente.. se voce tem uma guitarra fulera e quer melhorá-la use caps ativos.


Espero ter ajudado.

8 comentários:

Anônimo disse...

Prezados,

vocês estão redondamente enganados ao colocar que a madeira não influenciará no timbre dos captadores ativos. É óbvio que ela influencia, tanto pensando nos termos físicos da guitarra quanto pela minha própria experiência: já coloquei emg 81-85 em uma jackson k10-pro maciça de alder e em uma condor gold-top maciça de mogno: a diferença é gritante, o mogno gera um timbre muito mais encorpado, grave, que o alder da jackson.
Espero ter ajudado.

Eliseu Jr. disse...

Também acho que eles independem da madeira! Não é violão e nem semi-acústica amigo! Se o mesmo captador deu um som diferente em outra guitarra é porque regulou diferente, pode ser a altura deles, os fios perdendo, enfim! Só vejo a madeira pelo fator PESO e ACABAMENTO!

Ótimo blog, abraço!

Anônimo disse...

Meu caro, depende sim da madeira da guitarra só que captadores ativos, tem menas influencias externas mais ainda sim possuem uma diferença audivel, e claro se vc tiver uma guitarra porque gosta dela e ela não for de qualidade elevada vale a pena colocar captadores ativos, sinão captadores de mais qualidade passivos nescessitam de hardware de qualidade sinaum esquece
abraços

Anônimo disse...

O cara conseguiu escrever em um pequeno texto:

- mais ainda assim
- menas
- sinão
- sinaum

Não sei se ele entende de música mas de português já deu pra ver que não sabe nada.

As pessoas tinham que ter mais cuidado ou vergonha na hora de postar comentários públicos com erros grosseiros de português.

Anônimo disse...

à PIOR COISA QUE TEM É ALGUÉM QUE NÃO ESTUDA MÚSICA DAR OPINIÃO. QUALQUER INICIANTE MAS QUE ESTUDA MÚSICA DE VERDADE SABERÁ QUE A MADEIRA INFLUENCIA DIRETAMENTE NO SOM, INCLUSIVE TODO O RESTO COMO TRASTES, TARRACHAS, ETC. ABRAÇO!

Anônimo disse...

Concordo que a madeira influência sim na captação tanto ativa como passiva. Caso contrário seria muito fácil, eu faria uma guitarra de compensado e só colocaria os captadores ativos pra tirar o som de uma Gibson ou qualquer outra marca.
MADEIRA VS CAPTAÇÃO ATIVA= INFLUÊNCIA DE AMBAS!!

Unknown disse...

bem...vou falar de minha experiência pessoal...

Encomendei uma guitarra a um luthier do rio (Eliezer lara) e na epoca estava sem grana e ele me recomendou captadores Spanisch...coloquei e o som ficou "sobrenatural"...todo mundo pirava com minha guitarra (corpo de mogno)....

Cai na besteira de colocar um captador EMG na ponte ...isso tempos depois...foi a maior merda que pude fazer...o som ficou uma bosta se comparado com os captadores passivos da Spanisch...

Hoje estou fazendo outra guitarra com um corpo de madeira mais "fraquinha"...onde eu sei que o timbre não vai ser " aquelas coisas "...onde vou voltar com os Spanisch pra a guitarra de mogno...e colocar o EMG nessa nova guitarra...

Captador ativo nunca mais...

Unknown disse...

Bom galera, primeiramente, tentar responder alguma coisa utilizando a opinião pessoal é muito complicado, é a mesma coisa que eu dizer que guitarra vermelha fica mais bonita que a branca.
captador ativo ou passivo, primeiro entra a questão de gosto, eu por exemplo nunca gostei de captador ativo e muito menos da EMG,porem instalei 2 set de captadores idênticos em 2 guitarra diferente e tive uma mudança de som absurda, 1º instalei em uma Fender Deluxe Americana com corpo em Alder (detalhe ela vinha com texas, pra quem conhece sabe q são muito bons), o som ficou extremamente estalado com muito brilho, e posso dizer com toda propriedade do assunto ficou muito melhor que os texas e continuou seguindo o mesmo timbre com mais amplificação em menos sujeira,
posso declarar que a madeira teve sim uma influencia no som.
2º instalei o mesmo set em uma strato tagima com corpo em cedro e o som continuou com o mesmo timbre que estava antes porem mais forte e mais limpo, (som menos brilhoso com mais corpo)
então galera resumindo a madeira influencia sim no captador ativo.
ou como disse um amigo ali em cima, vou comprar madeira compressada e fazer uma guitarra mega barata e usar EMG e ter timbre de Gibson. (obs observem que todas as guitarras que vem com ativos de fabrica us madeira nobre PQ??????)
vlw espero ter ajudado
me siga no youtube danielplaynight